A arte é uma forma de expressão de sentimentos e de pensamento humano. Cada manifestação artística compõe uma identidade e desenvolve uma linguagem própria.
Integrar alguma modalidade artística no cotidiano proporciona bem-estar; estimula a criatividade; diminui estresse e ansiedade; promove conexão consigo mesmo e com o outro; melhora o desempenho nas atividades diárias e eleva o nível cultural.
Para você obter esses benefícios, nossa equipe de Cultura e Arte oferece atividades para iniciantes; aperfeiçoa técnicas de pessoas envolvidas com a arte; realiza exposições; promove grupos de estudo e aproxima o público da arte.
Desde 2007, o setor Cultura e Arte apresenta o Belo em suas mais diversas expressões, por meio do trabalho da arte como instrumento de conhecimento, educação e elevação da espiritualidade para a formação de uma sociedade harmoniosa.
As atividades são compostas por curso de Arte da Percepção; Oficina de Percepção e Criatividade; Residência Cultural; Gerência de Acervo Artístico; Grupo de Estudo do Pensamento Filosófico de Mokiti Okada e Gerência de Acervo Artístico.
Esses trabalhos consistem em:
- Formar artistas conscientes da sua missão, segundo a filosofia de Mokiti Okada;
- Despertar no público aptidão para deleitar-se com a arte e com a beleza do cotidiano;
- Aproximar as pessoas do universo da arte para desenvolver a consciência estética e o conhecimento dos efeitos da criação artística;
- Estimular a prática artística como forma de expressão humana e inseri-la no dia a dia de cada um;
- Desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a percepção para possibilitar a elevação por meio da arte.
Exposições:
Para apresentar as obras de artistas, são realizadas exposições frequentes no Centro Cultural, do Solo Sagrado em Guarapiranga, em São Paulo (SP).
Ao mesmo tempo, são abertas inscrições anuais do processo seletivo para exposições artísticas. O edital abrange as categorias: pintura, desenho, gravura, escultura, fotografia, vídeo e instalação.
Os trabalhos são escolhidos por uma comissão de jurados da área de Artes indicados pela instituição, e os contemplados montam seus projetos, que são expostos no Solo Sagrado.