Gisely Sousa | 05/09/2024
Nos dias 17 e 18 de agosto, a 4ª Turma de Servir Integral de Longo Período participou de atividades especiais relacionadas à Arte do Chá Ocidental no Solo Sagrado de Guarapiranga.
No dia 17, os participantes se reuniram para uma atividade intitulada "Caminhada da Gratidão", conduzida pela Tea Master Prof.ª Me. Lilia Dinelli.
A caminhada teve como objetivo refletir sobre o sentimento de gratidão dos jovens em relação à sua fé, aos seus pais, familiares, amigos e pelas transformações que vêm ocorrendo em suas vidas.
Este foi um percurso noturno iniciado no auditório e finalizado no Espaço Cultural Koguetsu-tei (casa de chá), onde fizeram um exercício de contemplação. Admiraram a Lua e seu reflexo na represa, as plantas e as múltiplas simbologias presentes no local.
Já no dia 18, o grupo participou na casa de chá de uma aula teórica sobre esta arte e, em seguida, de uma vivência prática em que degustaram diferentes tipos de chás. Além disso, aprenderam sobre a importância do respeito à natureza e sobre a pureza presente nos alimentos e nos sentimentos.
A experiência proporcionou conhecimentos aprofundados sobre a Arte do Chá Ocidental, que oferece aos participantes mais tranquilidade no cotidiano e promove momentos de reflexão, apreciação e conexão com o momento presente.
Benefícios da Arte do Chá Ocidental
Além de fazerem diferentes degustações, os participantes descobrem os segredos do cultivo dessa elegante bebida e seus benefícios, reconhecendo como a prática desses momentos com o chá podem proporcionar paz espiritual, mais harmonia na vida e nos relacionamentos.
A atividade desperta naturalmente os cinco sentidos humanos: a visão, com a percepção das cores e da beleza na prática da etiqueta à mesa; o paladar, com a degustação do chá e dos acompanhamentos; a audição, com o som da água saindo do bule e entrando em contato com a porcelana; o olfato, com os aromas; e o tato, com a percepção dos objetos utilizados durante o preparo do chá e da mesa posta.
Essas atividades promovidas pela Fundação Mokiti Okada no Solo Sagrado de Guarapiranga proporcionaram momentos de introspecção, aprendizado e conexão, fortalecendo os laços entre os participantes e promovendo um profundo sentimento de gratidão e apreciação pela vida.