| 07/08/2024
Para Mokiti Okada, o ser humano, tal como a natureza, deve esforçar-se para evoluir continuamente. A cada dia, buscar aprimorar um ponto, desenvolvendo e aperfeiçoando sua personalidade. Essa atitude é fundamental para que tudo ocorra satisfatoriamente e a pessoa alcance a felicidade.
Tendo isso em mente, a Academia de Ikebana Sanguetsu promoveu em Copacabana (RJ), no dia 27 de julho, um seminário para 60 professores do Rio de Janeiro, responsáveis pelas aulas dos cursos regulares em 47 unidades da IMMB, localizadas em diversos bairros da capital fluminense e em mais 23 cidades no Estado.
A programação constou de aprimoramento técnico, com foco nas novas apostilas do curso e na didática de cada nível, em especial do aprofundamento, mediante a reflexão sobre a dinâmica entre a teoria e a prática em sala de aula.
Foi proposto um estudo para aprimorar a percepção acerca das qualidades e expressão do material (maturidade, suavidade e modernidade), a escolha do vaso e o estudo do ambiente, pontos essenciais para confeccionar uma ikebana harmoniosa. Cada arranjo foi preparado por um grupo de três professores, proporcionando um momento de integração e muita aprendizagem.
Segundo a professora Mônica Monçores, que organizou e conduziu a atividade, o encontro foi muito proveitoso, tanto em relação ao tempo de estudo - maior, quando comparado aos encontros mensais - quanto à possibilidade de juntar grupos com realidades diferentes.
"Foi uma belíssima e produtiva manhã. A aula foi maravilhosa, proporcionado uma visão panorâmica e sintética, sem deixar de detalhar o necessário. Materiais lindos e tivemos a oportunidade de praticar sob a orientação de ótimas mestras. Obrigada!" - relatou a professora Dayse Lima.
Carmen Guedes, que ministra aulas em Nova Iguaçu, afirmou: "Foi um dia muito importante, repleto de conhecimento e esclarecimentos." Telma Andrade, que atua em Barra Mansa, comentou: "Amei o reencontro com professoras amigas! Foi tudo muito especial. Gratidão!"