FMO | 27/10/2016
A fim de apresentar receitas saudáveis e técnicas de preparo que preservam as características nutricionais dos alimentos orgânicos, a equipe de Alimentação Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), promoveu oficinas culinárias, no VII Festival de Gastronomia Orgânica da terra ao prato, de 21 a 23 de outubro.
O evento ocorreu no Parque da Água branca, em São Paulo (SP). Durante os três dias de festival, o setor, formado por nutricionistas, culinaristas e engenheira de alimentos, apresentou receitas de patê, espetinho japonês, salada e sobremesa. A equipe de Agricultura Natural, da FMO, ofereceu igualmente oficinas de horta caseira para explicar o plantio de hortaliças sem agroquímicos.
No primeiro dia, a de Alimentação Natural abordou a oficina culinária: Pastas e Patês. A culinarista, Vilma Ávila Galasso, ensinou o passo a passo das receitas: maionese de abóbora, pesto de brócolis, patê de castanha-de-caju e geleia de beterraba.
A nutricionista, Maria Tereza Casulli, ressaltou as propriedades nutricionais das preparações e destacou a manipulação, o cozimento, o aproveitamento e os custos dos alimentos orgânicos. Com a utilização dos orgânicos, não ocorre desperdício, pois é possível aproveitar folhas, talos e cascas, afirma.
A participante e nutricionista, Stefane Boeno da Silva, de São Paulo (SP), conta que consome orgânicos algumas vezes por mês e pretende repassar as receitas que aprendeu a seus pacientes.
No sábado, 22, a nutricionista, Sueli Inamine Kisine, e o chefe de cozinha, Roberto Moriya, ensinaram a preparar molhos, tofu, cogumelos e legumes para montar o "robata", espetinho japonês.
No último dia do festival, 23, a equipe apresentou a oficina culinária: Montando um Cardápio Saudável. A nutricionista, Patrícia Oliveira Souza, e a culinarista, Amélia Mieko Wada Santana, abordaram as receitas salada colorida com molho especial, arroz integral com tomate e abobrinha marinada e arroz-doce com leite de coco.
A nutricionista, Cintia Barros, de Minas Gerais, diz que soube do festival por meio de um congresso de que participou em São Paulo. "Gostei de todas as receitas e são opções que posso orientar aos meus pacientes crianças, gestantes e idosos", declara.
Ao final das atividades, as receitas foram servidas ao público com colheres de mandioca comestíveis.
Horta caseira
No final de semana, 22 e 23, a Agricultura Natural ministrou oficinas de horta caseira. Os instrutores ensinaram aos visitantes a preparação do solo, o plantio, o cultivo de hortaliças sem agrotóxicos e a colheita. A equipe também distribuiu sementes de temperos e verduras. A dona de casa, Maria das Graças Lima, participou pela segunda vez do evento. Ela mora em Parelheiros (SP) e conta como pratica a horta em casa. "Tenho um grande terreno em frente minha casa e planto várias hortaliças. Como minha filha é vegetariana, a família é incentivada a consumir mais verduras e legumes", relata.
Homenagem
Nesta edição do festival, a homenageada foi a engenheira-agrônoma austríaca, Dra. Ana Maria Primavesi. Como pesquisadora, criou novas práticas agrícolas no brasil, mediante as condições da terra e do clima tropical. Ana também foi consultora científica do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), em Ipeúna (SP), durante duas décadas 1991-2011. Nesse período, ela acompanhou as pesquisas de solos, plantas, melhoramento de sementes e verificação de estufas. Na manhã do sábado, 22, no Espaço Ana Primavesi, ocorreu uma roda de conversa com convidados para abordar assuntos relacionados aos conceitos desenvolvidos pela agrônoma. Entre eles, estava presente o engenheiro-agrônomo e doutor em Fitopatologia, Paulo Chagas, do CPMO. Após a atividade, ela autografou suas publicações.
Festival
O evento teve diversas atividades, entre elas: Cozinha Evolutiva com oficinas culinárias; Tendas e Food Trucks; Território da Criança; Espaço Bem-Estar; Feira de Produtos Orgânicos e de Base Agroecológica; palestras; roda de negócios e rodas de conversas.
Receita Geleia de Beterraba
Ingredientes:
Banana madura com casca picada - 2 xícaras de chá;
Beterraba picada - 2 xícaras de chá;
Água - 2 xícaras de chá;
Açúcar orgânico - 1 xícara de chá
Modo de preparo: Bater no liquidificar a beterraba, a banana e a água. Colocar em uma panela, acrescentar o açúcar e levar ao fogo para apurar até o ponto de geleia.
*Receita apresentada na oficina culinária: Pastas e Patês e publicada no livro: Saber e Sabor Culinária Orgânica, desenvolvido pela equipe da Alimentação Natural, da FMO.
Fonte Assessoria de Imprensa - Fundação Mokiti Okada - Jornalista Aline Pagliarini MTB 74428SP