FMO | 16/06/2016
As equipes de Alimentação Natural e Agricultura Natural, da Fundação Mokiti Okada (FMO), participaram, pela primeira vez, da 12ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia - BIO BRAZIL FAIR BIOFACH AMÉRICA LATINA.
O evento ocorreu entre os dias 8 e 11 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), e é considerado o maior do setor de negócios de produtos orgânicos da América Latina.
Os grupos apresentaram oficinas culinárias, em que utilizaram produtos orgânicos na preparação das receitas; ofereceram degustações; proferiram palestras; deram informações nutricionais; e disponibilizaram para venda, as publicações elaboradas. Também realizaram oficinas de horta caseira, exposição de verduras e temperos, distribuíram sementes de hortaliças, deram brindes e sortearam livros.
Atividades
Em todos os dias da feira, o grupo de Alimentação Natural apresentou as seguintes oficinas culinárias: Maionese de abóbora no crostini e Sal de ervas frescas no crostini, que foram seguidas de degustações entre os participantes.
A feirante Cecília Mine, de Barretos (SP), ressalta: "A maionese de abóbora é diferente, leve e fácil de fazer".
No sábado, 11, a nutricionista do grupo, Maria Tereza Casulli, discorreu sobre o tema Viabilizando custos - novas técnicas dietéticas do alimento orgânico. Ela destacou o aproveitamento, o cozimento e o consumo dos produtos orgânicos, e apresentou uma tabela com a diferença dos preços entre o alimento convencional e o orgânico, em supermercados e feiras livres.
Nos quatro dias de evento, a equipe de Agricultura Natural ministrou oficinas de horta com plantio de mudas de hortaliças.
A aposentada Taka Kitamura, de São Paulo (SP), diz que é a terceira vez que visita a feira e o que mais chamou a atenção foi saber que é possível plantar couve em vaso. "Como eu moro em apartamento e sozinha, não consumo todas as verduras que compro. Agora, aprendi a cultivá-las em vasos e, no caso da couve, posso todo dia colher algumas folhas e acrescentá-las refeição", afirma.
Na sexta-feira, 10, o engenheiro-agrônomo e doutor em Fitopatologia, Paulo Roberto Ribeiro Chagas, proferiu uma palestra sobre Desafios para implantação de uma Agricultura Natural/Orgânica, em que se referiu ao planejamento, sistema de manejo do solo, área para plantio, produção, sustentabilidade, retorno econômico e certificação.
Sobre a feira
O evento reuniu 300 expositores varejistas, atacadistas, distribuidores, hotéis, hospitais, clínicas e spas produtores orgânicos, agrônomos, profissionais de saúde, entre outros. De acordo com os organizadores, durante os quatro dias, a feira recebeu aproximadamente 20 mil visitantes interessados em conhecer os produtos e serviços apresentados.
Fonte: Assessoria de Imprensa | Fundação Mokiti Okada | Jornalista Aline Pagliarini MTB - 74428SPp