FMO | 05/02/2016
O começo dos trabalhos da equipe Ikebana Sanguetsu, em 2016, foi marcado pela celebração Hatsuike - A primeira flor do ano, que é o agradecimento a Deus e natureza pela missão concedida a cada um na formação de um mundo melhor.
A atividade foi realizada em 30 de janeiro, às 15 horas, em São Paulo (SP), com a presença de cerca de 300 pessoas. O primeiro arranjo floral do ano foi confeccionado pelo secretário do grupo, Erisson Thompson. Em seguida, as professoras responsáveis pelos grupos regionais do brasil receberam aproximadamente 5 mil certificados que serão entregues aos alunos que cursaram aulas de ikebana, em 2015.
Elas montaram um grande arranjo coletivo com bambus e flores, ao som do grupo musical, da Fundação Mokiti Okada FMO. O presidente da FMO, Miguel Bonfim, agradeceu aos organizadores do evento, leu a orientação de Ano Novo de Kyoshu-Sama, explicou a origem do Hatsuike no Japão e ressaltou novas diretrizes para o grupo Sanguetsu.
Ao final da cerimônia, foram distribuídos adereços carnavalescos para os convidados e foram tocadas marchinhas de carnaval. A professora de ikebana, Silvana Maria Silva, de Itu SP, afirma que é importante o contato com o grupo por meio do evento. Isso nos dá força para continuar o trabalho com a flor e levar o melhor ao aluno, diz.